terça-feira, 28 de junho de 2011

Laboratórios do Polo UAB Sorriso

Tivemos a visita dos professores Elias e Rodrigo, coordenadores dos cursos de Física e Biologia , próximos cursos a serem implantados no polo de Sorriso. A montagem dos laboratórios foi o motivo da vinda , que teve também a presença do professor Edmilton que auxiliou na montagem do laboratório de Física.  A avaliação dos coordenadores foi positiva quanto aos laboratórios, afirmando que o polo está pronto para receber os novos cursos.Estamos agora na expectativa  dos últimos ajustes  para finalmente ter  o possível Concurso Vestibular pela UNEMAT que poderá acontecer ainda neste ano. A equipe do polo acompanhou os trabalhos realizados durante a montagem dos laboratórios que ocorreram em 24\06\2011.

O Polo de  apoio presencial de Sorriso - MT  já está na jornada universitária desde 2008, quando  iniciou a caminhada  para disponibilizar o tão sonhado curso superior ou  pós - graduação. Pensando   no firme  propósito de conquistar  uma formação de qualidade, através das  IPES , universidade Federal de Mato Grosso e UNEMAT  estamos trabalhando para o melhor atendimento aos nossos acadêmicos  e comunidade.


Como funciona a parceria dos Sistema UAB (MEC-IES- Polos?

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema de formação em nível superior do governo federal, em  parceria com instituições de ensino superior, governos municipais e estaduais (Figuara A). ao invés de propor a criação de uma nova instituição de ensino superior, o Sistema UAB busca articular as instituições públicas já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade a cidadãos residentes em municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior cujos cursos ofertados não atendem adequadamente a todos os interessados da região.

Figura A.  Modelo de parceria do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), envolvendo instâncias do MEC ( Ministério da Educação), Universidades e governos estaduais e/ou municipais.


Atualmente, o sistema UAB é composto por uma ampla articulação entre as instituições de ensino superior (IES), os Estados/Municípios e o MEC - Capes. O modelo de articulação do Sistema UAB estabelece quais instituições oferecem quais cursos em quais polos. A figura B sintetiza a base da articulação IES-Polos.
.

Esse modelo de articulação propicia bastante liberdade para exploração das potencialidades da parceria. Observa-se, pela Figura B, que um mesmo Polo de Apoio Presencial pode receber um ou mais cursos de uma mesma instituição, como é o caso dos Polos A, D e E representados na figura; que um mesmo Polo pode estabelecer parceria com duas ou mais universidades (IES), como é o caso dos Polos B e C, representados na figura; e que uma mesma IES pode estabelecer parceria para ofertar um ou mais cursos em múltiplos Polos, como é o caso das IES 1 e 3 representadas na figura acima.