sábado, 29 de setembro de 2012

1ª Mostra Científica do Polo UAB - Sorriso


O contexto da Educação Básica no município de Sorriso tem expressado, através das iniciativas docentes, técnicas e administrativas, no âmbito público municipal que é possível construir o conhecimento de forma significativa, plural e multiplicativa.  Os aspectos mencionados caracterizam a emergente atitude dos técnicos dos laboratórios da UAB - Sorriso, que dinamizaram com incentivo da SMEC e da UNEMAT a inserção dos alunos do Ensino Fundamental nos processos de aprendizagem laboratoriais, através de oficinas semanais  na área de Ciências Aplicadas.
De forma dinâmica e participativa os estudantes integraram o projeto de iniciação científica, e a realizaram nos dias 27 e 28 de setembro a I Mostra de Ciências.

Para Richard P. Feynman “o mundo aparece-nos tão diferente depois de  aprender  ciência... Por exemplo as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar  e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que  foi  aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar mas sim da terra sólida”. E   a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina.
 
Partindo da concepção de aula/campo, as oficinas permitiram observar os fenômenos, discutir as observações, realizar experiências pensadas por si ou com a ajuda do professor/técnico do laboratório, descrever e discutir os dados obtidos dessas experiências, de forma a descobrirem por si próprios as respostas para as suas dúvidas.
 

 
Agradecemos a visita das escolas e especialmete aos alunos que participaram do treinamento , orientados pelos professores Luis Carlos e Silvana, responsáveis pelos Laboratórios de Física e Ciências Biologicas do Polo UAB de Sorriso.  Parabéns a todos pelo evento.

Veja a reportagem da 1ª Mostra Científica - Polo UAB/Sorriso

 
Agradecemos a TV BAND de Sorriso que gentilmente cedeu a reportagem

Fotos da 1ª Mostra Científica do Polo UAB - Sorriso

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Professores da UNEMAT visitam Pólo UAB-Sorriso

 
 
Nesta sexta-feira (21/09/2012) o Pólo UAB de Sorriso recebeu a visita dos professores da UNEMAT, Dr.Domingo Pimienta Barquin( área de Física) e Dr. Alfredo Zenén Domínguez (área de Geografia). Queremos registrar nossos sinceros agradecimentos pela visita e ficamos felizes em poder contribuir através de nosso laboratório de Física, que segundo suas informações trata-se de laboratório modelo no Estado de Mato Grosso e sua estrutura servirá de base para outros laboratórios a serem implantados em futuros projetos que estão por vir.
 
.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de Produção de Material Didático para Diversidade UAB/UFMT

Neste sábado (01/09/2012) tivemos a visita da professora Priscila de Oliveira Xavier Scudder, coordenadora de tutores do curso de extensão Produção de  Material Didático para Diversidade. Foi realizada uma reunião com os professores cursistas. Agradecemos pela importante contribuição em ilustrar a ótica do curso ofertado, com certeza quem aqui esteve pode perceber como é importante estar participando dessa jornada e refletir sobre o comportamento humano diante das diferenças e preconceitos. Esperamos outras oportunidades para novos encontros que venham como este, potencializar e provocar reflexões capazes de mudar conceitos e opiniões.

Fotos da reunião : Curso de Produção de Material Didático para Diversidade