Em 06 e 07 de julho de 2012, foi realizado em Sorriso- MT, o 1º Encontro de Educação à Distância do município. Nesta ocasião foram convidados os Pólos da Universidade Aberta do Brasil de Mato Grosso. Com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso e Instituto Federal de Educação, foi possível termos palestras e grupos de discussão que marcaram de forma positiva nosso evento. O Pólo UAB de Sorriso agradece mais uma vez a todos participantes que abrilhataram com suas presenças contribuindo para o sucesso do encontro.
"O aprender contínuo é
essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a
escola, como lugar de crescimento profissional permanente“. Nóvoa
Neste sentido...
O Primeiro Encontro de Educação
a Distância de Sorriso -MT situou-se diante das múltiplas entradas e das
múltiplas formas de acesso à informação, clamando por um entrejogo criativo,
participativo, inovador e dinâmico, onde o desejo e a capacidade de aprender
foram considerados o alicerce da formação à distância.
É relevante a capacitação
profissional, mas é mais imprescindível a educação para a autonomia, para
atitude e responsabilidade diante dos processos de formação acadêmica.
Os escritos, as reflexões e os registros do evento foram marcados conceitualmente pelas ações integradoras em destaque:
Abertura do Evento, com a participação de autoridades locais e
estaduais.
Oficialização das atividades.
O Primeiro Encontro de Educação a
Distância de Sorriso - MT pautou-se nas atividades ilustrativas:
Professor Pedro Piloni
(UFMT)
Tema: Desenvolvimento humano e integral.
“A realidade virtual é um espaço no qual uma palavra, um toque ou um gesto mudam uma realidade"
Professora Drª Fabíola Sartin
“ A UAB sustenta uma forma de olharmos para nós mesmos. A realidade
da formação à distância passa a ser uma espécie de interface entre os seres
humanos e os recursos tecnológicos, com a premissa da formação para omercado de trabalho, para a
realização pessoal/profissional e ainda, para a democratização da educação
superior"
A materialidade para o processo de
formação à distância já está dada. As novas comunidades acadêmicas, em escala
de aldeia global, discutem juntas os rumos da educação na atualidade. UNEMAT e
UFMT, possibilitam inúmeras
possibilidades para o diálogo e para a construção de práticas, mais
abertas, de maior qualidade e tecnicamente produtivas.
A realização das metamorfoses mundiais, em termos de produção do
conhecimento acontece numa emergência sem
precedente
Juntas, as instituições discutem temas
relevantes às diversas propostas
pedagógicas do cursos em andamento, entrelaçando objetivos, metas, e experiências que
constituem cada realidade representada no evento.
A Universidade Aberta do
Brasil é um espaço virtual, em processo de construção, concebido pelo desejo de
compartilhar, onde o comunitário se evade e o universal emerge para constituir os
“coletivos inteligentes”.
O processo de acompanhamento de tutoria
nos Pólos de atendimentos dos cursos da UAB suscitam um convite-compromisso de
requalificar o convívio solidário e as práticas orientativas, permitindo atitude dos tutores diante das realidades e
desafios apresentados cotidianamente.
Os Coordenadores dos Pólos, preocupados
com os riscos sociais que implicam no andamento dos cursos, discutiram as
características das realidades das quais integram e o potencial presente em
cada curso, buscando a melhoria da qualidade pedagógica e o bem-estar da
comunidade acadêmica, traçando caminhos para o desenvolvimento das ações
cotidianas e o fortalecimento das parcerias.
Os
acadêmicos confrontaram-se com a fantástica tarefa e exigência de pensar o
processo de formação, transformando a realidade dos Pólos em lugares mais
atraentes, transfigurando-se de um lugar/ambiente de aprendizagem prazerosa,
onde processos cognitivos e processos de vida
são princípios para a formação.
"Dois elementos fundamentais
na educação ... são a percepção e a motivação. A percepção é a primeira das qualidades a se trabalhar em um
processo educacional. Após a mesma podemos criar compreensão, construir
conhecimentos e promover ações adaptativas a um novo mundo, aquele que agora
tem esta pessoa dotada de novos conhecimentos e competências. Motivar significa
mostrar o motivo para que a ação seja realizada. É clássico que o ser humano só
se sente motivado para atender às suas necessidades, e que no processo de
aprendizado e desenvolvimento, a motivação é prima do prazer e do sentido." - Eugênio Mussak
Nenhum comentário:
Postar um comentário